ILERGS promove visita ao Instituto Caldeira
Um grupo de 26 associados do ILERGS teve a oportunidade de fazer uma visita na última quinta-feira, 24 de novembro, ao Instituto Caldeira, organizada em parceria com o SEBRAE. Na ocasião puderam conhecer o SEBRAEX, fazer um tour por todas as empresas e instalações do Instituto e presenciar a “batalha de pitch”, onde três empresas apresentaram seus produtos.
O Instituto Caldeira é uma entidade sem fins lucrativos que conecta pessoas e iniciativas, através de um hub de inovação e sua comunidade que busca maior competitividade e o fomento do ecossistema da nova economia.
Fundado por 42 grandes empresas do Rio Grande do Sul, o propósito do Caldeira é impulsionar transformações positivas e concretas no estado através da inovação.
Está localizado em uma área de 22 mil m², no 4º distrito de Porto Alegre, no antigo complexo industrial que ainda abriga as caldeiras importadas da Europa por AJ Renner na década de 1920. Hoje é um espaço destinado para atividades relacionadas à inovação e à nova economia, além de ser sede de empresas e operações de pesquisa, tecnologia e inovação.
Algumas das empresas fundadoras e atuantes no local são Sicredi, SLC, Renner, Unimed, Vulcabrás, Agibank, Banrisul, Dufrio, Gerdau, Grandene, Zaffari, Iesa, Lebes, Neugebauer e Panvel. No total, são mais de 200 empresas da nova economia conectadas. Para conhecer mais acesse https://institutocaldeira.org.br/
O Secretário Executivo do ILERGS, Roberto Matte, que acompanhou o grupo de associados na visita, disse que a experiência foi um sucesso. “Foi uma troca de ideias, oportunidade de conhecer novas empresas e projetos sendo desenvolvidos, conhecer a aplicação de novas tecnologias nos negócios e ampliar a rede de contatos. Esses eram os objetivos da visita.”
Matte ressalta que “chegando lá, encontramos muito mais do que isto, vimos um mundo novo de negócios. O Instituto é uma caldeira em ebulição onde as ideias se transformam em produtos e estes em negócios. Todos os empresários deveriam dedicar um dia para uma visita”.